quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dependência...

A participação da China no volume de vendas de minério de ferro da Vale dobrou no primeiro trimestre. O país foi destino de 66,3% dos embarques da companhia no período, contra os 33% registrados no primeiro trimestre de 2008. Só a Ásia respondeu por 81,7% das vendas de minério de ferro da empresa de janeiro a março deste ano, porcentual bem acima dos 49,8% verificados no igual período do ano passado.
O incremento nas vendas para a região se deve à estratégia da companhia de praticar um desconto de 20% nas vendas do produto para a Ásia. Em seu balanço, a empresa destaca que fora da China, a demanda por minério de ferro ainda permanece "extremamente fraca", com o Japão, o segundo maior importador, reduzindo suas compras em 34,4% no primeiro trimestre frente ao mesmo período do ano passado.
Já a fatia da Europa e do Brasil caiu significativamente no período. A participação do continente europeu no portfólio de vendas de minério de ferro da companhia passou de 19,4% para 9,5%, enquanto a do Brasil baixou de 13% para 6,2%.
(Ag Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário